05 Dicas Matadoras de Como Aumentar Sua Autoestima - Marcia Gonçalves

Ir para o conteúdo

Menu principal:

DICAS

05 Dicas Matadoras de Como Aumentar Sua Autoestima 

O problema da baixa autoestima geralmente surge quando sentimentos e pensamentos negativos sobre nós mesmos se tornam demasiadamente frequentes em nossa vida.
E este é um problema sério que deve ser resolvido assim que identificado.
Pessoas que sofrem de baixa autoestima têm suas vidas constantemente afetadas de diversas maneiras distintas. Maneiras estas, que por sua vez, desencadeiam uma série de outros problemas que a pessoa passa a ter que enfrentar.
Como por exemplo, sempre fugir de situações mal resolvidas, seja por falta de confiança ou por se sentir incapaz de tomar alguma ação, é só um dos exemplos de situações em que pessoas de baixa autoestima sofrem.
O primeiro passo para aliviar o problema, é conseguir pelo menos identificá-lo. Se este já é o seu caso, veja agora como fazer para solucionar.  
Como aumentar sua autoestima
Separamos algumas dicas especiais para lhe ajudar a aumentar sua autoestima.
1-Anote suas qualidades
Pode parecer bobo, mas realmente funciona.
Corte alguns pedaços de papéis como post its, e anote neles todas as suas qualidades e pontos positivos, podendo também colocar seus objetivos ou sonhos concretizados.  
Tente perceber tudo o que há de bom em você e escreva.
Em seguida, mantenha os posts its dentro de uma caixinha ou pote de vidro.
Toda vez que se sentir desmotivada e para baixo, os leia e se lembre de como você é especial. Isto será essencial para que você se sinta estimulada e se motive.
2- Cuide de si mesma
Uma das formas de se valorizar e manter o amor próprio são cuidando de si mesmos. Desde a aparência física, até a sua saúde, o cuidar de si mesma se mostra não só eficiente, como indispensável. Fazer alguma  atividade que gosta que dar prazer motivação, como ir para academia, aprender a dançar, cantar ou tocar. Fazer alguma coisa que deixe feliz. 
3- Faça afirmações positivas
Você pode pensar que não, mas fazer afirmações positivas é extremamente importante para fortalecer o amor próprio e manter a autoestima elevada.
Afinal, se você está sempre fazendo afirmações negativas sobre si mesmas, principalmente no automático, é necessário reverter seu padrão de pensamento.
Entretanto, não me refiro a afirmar coisas apenas por afirmar, cada afirmação deverá ser sentida, e logo depois você deverá tomar ações de acordo com as afirmações realizadas.
Outra ideia é sempre se olhar para o espelho ao acordar, e dizer para si própria: Eu me amo, eu sou bonita, etc.
4- Cuidar da Saúde
Se alimentar bem, comendo alimentos saudáveis e fazer algum tipo de atividade física também é uma boa forma de aprender a gostar mais de si mesmo.
5- Descubra as causas
Você já viu um bebê com baixa autoestima? Receio que não.
É impossível alguém nascer com esse problema, a baixa autoestima começa a surgir bem logo depois.
Por isso é importante identificar o que está lhe causando a baixa autoestima, para depois conseguir reverter o problema, para isso, avalie:
1.   Você possui mais pensamentos positivos ou negativos sobre si mesma? Se você está sempre se autocriticando isso é sinal que você possui uma autoestima muito baixa.
2.  Quais são esses pensamentos e como eles se originaram? Tem a ver com sua aparência? Aconteceu devido a críticas ou comentário de terceiros?
 É muito importante identificar a causa porque assim você já sabe como melhorar.
Por exemplo, se o problema é seu corpo, então você pode se esforçar para deixa-lo de uma forma que lhe faça se sentir melhor e mais bonita.



 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal