Drenagem Linfática - Marcia Gonçalves

Ir para o conteúdo

Menu principal:


Drenagem Linfática



A drenagem é uma técnica especial de massagem que tem efeitos principalmente em edemas de origem linfática. Entre os principais benefícios estão a redução da retenção de líquido, ativação da circulação sanguínea, combate à celulite
A linfa é o líquido que circula através dessa rede de vasos linfáticos. Ela é rica em proteína, glóbulos brancos, microrganismo, células mortas, células sanguíneas e pode também carregar bactérias e toxinas.
O sistema linfático serve para manter as células irrigadas, e também para drenar as toxinas, restos do processo de metabolismo e para manter o equilíbrio da hidratação nas células. Quando há problemas de circulação da linfa, ocorre a celulite. A celulite pode também ser originada por má alimentação e falta de exercícios físicos.


Contraindicações da drenagem linfática:

A drenagem linfática está contraindicada para pessoas com infecção, pois as células infecciosas podem cair no sistema linfático e se espalhar mais facilmente pelo corpo. Pacientes com risco vascular, como insuficiência cardíaca, trombose e hipertensão descompensada também devem evitar o tratamento. Pacientes que estejam usando alguns remédios específicos para o tratamento de quimioterapia também são contraindicados.


Drenagem linfática – pré e pós operatório:

A drenagem linfática consiste em uma massagem com movimentos suaves que tem como objetivo estimular e facilitar a passagem da linfa pelo seu sistema circulatório.
A linfa é um líquido que circula no corpo limpando o sangue de impurezas, desempenhando o seu papel imunitário juntamente com os anticorpos do sangue.
A drenagem linfática pós-operatório é uma massagem específica que pode ser efetuada em todos os tipos de cirurgia, acelera a recuperação do paciente.
Após uma cirurgia, os canais linfáticos são danificados e se recompõem muito lentamente. A Drenagem Linfática tem o objetivo de auxiliar o escoamento de líquidos e toxinas do corpo, reduzindo o inchaço e evitando o acúmulo localizado de líquido e as indesejáveis fibroses que podem se formar.

 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal