Minhas emoções podem atrapalhar minhas escolhas - Marcia Gonçalves

Ir para o conteúdo

Menu principal:

BLOG
Minhas emoções podem atrapalhar minhas escolhas



Você sabia que as suas emoções podem atrapalhar suas escolhas?
Seja nas escolhas financeiras ou amorosas, as nossas emoções conseguem mudar a maneira pela qual agimos diante dos outros ou das coisas.
Quando você está mal, por exemplo, pode chegar a comer alimentos menos saudáveis, e, inclusive, consumir muito mais desses alimentos que o de costume.
Claro que as suas emoções podem influenciar de diversas maneiras. Como seres humanos, por exemplo, sentimentos empatia, que é o mesmo que se colocar no lugar do outro.
Desse modo, quando percebemos que nossos queridos familiares ou amigos estão se sentindo tristes, a dor pode nos contagiar a tal ponto de chegarmos a sentir o mesmo que eles.
Para se ter uma ideia de como as nossas emoções possuem um papel importante, de acordo com uma pesquisa, quando se sentimos mal nossa vontade interna de ajudar os outros que estão passando também por alguma situação ruim, é bastante reduzida.
Em outras palavras, os nossos sentimentos negativos reduzem a nossa empatia.
Você pode notar isso se observar que pessoas com esse tipo de problema, costumam se concentrar apenas no que ela própria está passando.

Como minha emoção pode atrapalhar minhas escolhas?
Pare e pense: quantas vezes que você já tomou decisões devido ao seu estado de emoção que depois se arrependeu das mesmas?
Quando você está irritada, por exemplo, está menos propensa a tomar decisões concretas, e mais apta a tomar decisões mais prejudiciais a si mesma ou aos outros.
Pensando dessa forma fica nítido que as nossas emoções atrapalham sim as nossas escolhas.
Infelizmente, o ser humano não é de todo racional, e a nossa mente, por sua vez, está pronta para sempre tomar decisões rápidas, e muitas vezes tomamos muitas delas sem ao menos se dar conta.
Dessa forma, andamos em círculos colhendo apenas os resultados gerados pelas nossas próprias escolhas.

Como manter um equilibro entre a emoção e suas escolhas?
Para se manter equilibrada emocionalmente é importante nunca se apoiar em expectativas, que por sua vez, podem ser falsas, além disso, busque sempre pensar fora da caixa.
Em momentos de estresse, evite focar no problema em si e busque pensar na causa, para depois pensar em uma solução, isso pode lhe ajudar a evitar tomar decisões precipitadas que você pode se arrepender mais tarde.
Contudo, tenha em mente que é impossível nossas emoções não influenciarem as nossas ações, o importante é se manter equilibrada para viver uma vida mais tranquila.

 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal